CEDESP

A Obra Social de Lorena Liceu Coração de Jesus, sob o CNPJ 60.463.072/0003-69 com o nome fantasia de CEDESP – Centro Salesiano Desenvolvimento Social e Profissional – São Luiz é uma Instituição Salesiana que por meio do Serviço Socioassistêncial atende uma média de 400 crianças, adolescentes, jovens e adultos de acordo com o Serviço de Proteção Social Básica proposto pelo Ministério de Desenvolvimento Social – MDS com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo:

PROVIM – Programa Vida Melhor – Socioeducativo – Atende 240 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, fundamentado na proposta pedagógica de Dom Bosco e desenvolvido à luz dos eixos de Convivência e Participação. É oferecido oficinas socioeducativas, cultura, esporte, lazer, formação humana e cidadania.

Espaço Aprendiz – Preparação para o Mercado do Trabalho – Atende 160 adolescentes e jovens de 14 a 17 anos, desenvolvido a luz do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e fundamentado na pedagogia salesiana, aonde a prioridade é fortalecer esse adolescente e ou jovem para o enfrentamento da busca do seu lugar na sociedade conforme a proposta da Matriz de referência da RSB- Social (Rede Salesiana Brasil de Ação Social, segue abaixo) para o desenvolvimento integral da pessoa. São oferecidos cursos de preparação para o primeiro emprego, fortalecimento do voluntariado e liderança.

Na área de Esporte, a Instituição vem desenvolvendo projetos como Futsal, Judô, Handebol, Jiu Jitsu, Tênis de Mesa, Xadrez em parceria com a Secretaria de Esporte de Lorena.

Na área cultural e artística a Instituição oferece projetos de Artesanato com datas comemorativas, Oficina de Dança, Oficina de Violão, Artes Circenses, Teatro e Percussão com o Projeto Batucarte. Esses projetos permitem o desenvolvimento das dimensões Psicoafetiva e Psicossocial dos destinatários e oportunizam a visibilidade da Instituição com apresentações internas e externas.

A Instituição conta com uma parceria imprescindível da Prefeitura Municipal de Lorena que por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social apoia com 46% e a Mantenedora, Inspetoria Salesiana de São Paulo, com 54%. Também mantém uma representatividade significativa nos Conselhos do Município e nos Grupos de Trabalho da RSB-Social, o que facilita a articulação em rede para a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens do município.

Sob a direção do Padre. Luís Fabiano dos Santos Barbosa SDB e Padre. Mauro Bombo SDB, atende de segunda a sexta-feira nos dois períodos, oferece duas refeições por período e conta atualmente com 23 colaboradores, 02 estagiários remunerados e 18 voluntários, para concretizar o sonho de Dom Bosco na vida de nossas crianças, adolescentes e jovens.

 

Translate »